domingo, 12 de maio de 2013

A contratação dos médicos cubanos é um bom negócio?







Notícia
O nosso governo amado está estudando contratar 6 mil médicos cubanos. Para quem não sabe, a saúde em Cuba é algo bastante referencial. Cuba é um dos países da América Latina que mais produz médicos. Aliás, Cuba produz médicos como numa fábrica.

Custos
Os cálculos mais extremistas já calculam que esses 6 mil médicos custarão 1,84 bilhão de reais ano ano para o povo brasileiro. Claramente, a maior parte desse dinheiro não seria dada aos médicos, mas destinada para sustentar o governo cubano. Mas os médicos de Cuba vão valer esse investimento, certo? Errado.

Estudos
A ELAM (Escola Latino Americana de Medicina), principal faculdade sediada em Cuba, tem seu curso de medicina com duração de 6 anos, dos quais do primeiro ao terceiro os alunos só tem aulas de marxismo.

Portanto, um médico Cubano é na verdade um metade médico metade marxista. Óbvio, depois dos 6 anos, os "médicos cubanos" ainda precisam de 3 anos de três anos de especialização.

Velha profissão
Não é a toa que em Cuba é mais fácil você achar um médico do que um dentista. Aliás, existe uma outra profissão que Cuba produz em nível industrial: as prostitutas.

Em Cuba, quase toda a mulher é prostituta. Não é raro encontrar mulheres que complementam a renda com serviços aos turistas endolarados. Certa vez um jornalista perguntou a Fidel Castro por que em Cuba as universitárias se prostituiam. Fidel, esperto com é, respondeu que em Cuba até as prostitutas cursam uma faculdade.

Bom negócio
Diferente dos médicos, duvido muito que as prostitutas cubanas estudem menos do que as prostitutas brasileiras. Quem sabe o Brasil fizesse um melhor negócio resolvesse enviar nossas prostitutas a Cuba para estudar medicina em troca dos médicos cubanos? Afinal, das contas, em Cuba, até as prostitutas cursam uma faculdade.

2 comentários:

  1. Fiz um abaixo assinado contra a vinda dos médicos cubanos para o Brasil. Até usei uma passagem do texto. Gostaria que colaborassem

    Por favor, assine e me ajude a divulgar ao máximo de pessoas.

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/a-presidenta-dilma-vana-rousseff-diga-n%C3%A3o-%C3%A0-vinda-de-m%C3%A9dicos-cubanos

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Vinicius.

    Vou participar e divulgar. No entanto, precisamos de médicos mesmo sendo o país com mais faculdades de medicina. O importante não é a nacionalidade dos médicos. Pouco importa se são ou não cubanos. Importar médicos também não é o problema. Países desenvolvidos como o Canadá fazem isso a anos.


    Os médicos cubanos podem vir se ficarem com todo o soldo deles, não sendo obrigados a repassar seus salários para sustentar o horroroso regime cubano, e, se passarem em um exame do conselho federal de medicina para provarem que de fato são médicos habilitados e não médicos de fundo de quintal.

    Não precisamos ser preconceituosos, apenas sensatos. Tenho certeza que existem outros países que também podem cumprir essas exigências.

    ResponderExcluir