sábado, 18 de maio de 2013

Comentário da semana: Quantas mulheres morrem por causa do aborto no Brasil?









Postado em:“ EUVÍ: Malta recebe pressão da por não legalizar EUVÍ: Malta recebe pressão da por não legalizar o aborto o aborto ” ”

Geralmente as pessoas acabam escutando um lado só numa discussão, acabando por crer em tudo o que dizem do seu lado e duvidando de tudo o que vem do outro lado. Dificilmente é possível enxergar educação e argumentos em alguns lugares, assim como um debate franco de ideias.

É por isso que sempre que posso, exponho os dois lados. Não que eu seja imparcial - nunca o serei. Eu sei que os lugares esclarecidos que se dizem sensatos e imparciais jamais fariam tal coisa.

O comentário abaixo foi sobre uma postagem que fiz sobre o abuso da ONU em constrnager Malta a aprovar o aborto, mesmo contra a vontade da população do país. A ONU classificou a criminalização do aborto por parte de Malta como uma espécie de tortura.

Aborto é um tema delicado. Não importa o quanto as pessoas de bom senso criem exceções e políticas para proteger a vida do feto e da mãe, sempre haverá quem só se satisfaça com a legalização total e arbitrária da interrupção da vida do feto.

Comentário

24/04/2013 @ 23:34

“o que eles de fato querem é impor a agenda abortista deles a qualquer custo.”

Te passa pela cabeça que ter um país legalizando o aborto não é a mesma coisa que dizer que todas as mulheres devem abortar. Tipo, se vc é contra o aborto, não ter leis que impeçam o aborto é o mesmo que impor a agenda do parto forçado em cima das mulheres. Não acha?

“”Malta tem excelentes registros de saúde materna.”"

Isso estaria incluído abortos clandestinos bem sucedidos? Quer dizer, realmente não há registros de mulheres que morrem em abortos clandestinos? Não ter registros de morte em abortos clandestinos está dentro de excelentes registro de saúde materna?

RESPOSTA

25/04/2013 @ 0:36

Obrigado pelo comentário. Primeiro, preciso ser pragmático com você. Ter um país legalizando o aborto não é dizer que todas as mulheres devem abortar. Esse argumento falacioso e confesso que detesto isso. Mas não estou me referindo a você, que fique claro.

Sou contra o aborto e acredito que a mulher que queira abortar deve ter o direito de fazer um parto cesário (ou prematuro) e não necessariamente ser responsável pela criança, dando-a para a adoção.

Acredito no controle de natalidade e na educação como a melhor forma de prevenir contracepções. Em último caso, acredito que o governo deve oferecer a pílula do dia seguinte.

Olha, pela lei a mulher que pratica aborto contra si mesma não comete crime, uma vez que ela também é a vítima do procedimento. O crime é quando terceiros o fazem.

Quanto a sua pergunta, confesso que desconheço o que viria a ser gravidez forçada. Na minha opinião, o termo não é muito elucidativo. Ninguém força a mulher a engravidar, se forçar, é lícito o aborto em caso de estupro.

Agora, uma pessoa que conscientemente praticou um ato sexual de forma imprudente e engravida não pode ter justificativa para recorrer arbitrariamente a um aborto. A vida humana não pode ser considerada bagunça para ser descartada sem motivo. Descuidos acontecem em todas as famílias, como aconteceu alguns anos atrás quando meu irmão nasceu. Ninguém estava o esperando e encomodou bastante, mas hoje é a alegria da casa.

O aborto pode ser justificável, mas nunca será será algo virtuoso. Respeito quem pensa diferente de mim, mas essa é minha opinião. Aborto deve ser um procedimento excepcional.

Como não existe aborto legal em Malta, todas essas mortes são apenas dos abortos clandestinos. Tem mais um detalhe que eu não coloquei no texto, esses números de mortes incluem as mortes causadas por abortos espontâneos e clandestinos.

Olha Joane, no caso de Malta, é um país predominantemente católico com renda elevada e apenas 400 mil habitantes. É natural que o número de abortos sejam inferiores frente aos países mais liberais do continente europeu. Além do mais, os números são da organização mundial da saúde, o site é este:

http://www.who.int/topics/global_burden_of_disease/en/

O número de mortes por abortos em Malta(400k)é natural se comparar com os do Brasil(193 milhões de habitantes). Se levarmos em consideração que pelas contas do SUS, morrem no Brasil 1.200 mulheres por ano por conta de abortos provocados e espontâneos.Se você tomasse a média brasileira de abortos para multiplicar pela população de Malta, acharia uma média de 2.48 mortes por aborto por ano. Eu fiz a conta.

Muito obrigada pela indagação, pude pesquisar sobre pontos que infelizmente não coloquei na postagem.

Quanto a saúde das mulheres em Malta, a OMS a classifica em 21 lugar no mundo. Clique aqui e verifique: http://www.photius.com/rankings/healthy_life_table2.html

Aconselho você a ler esse texto aqui sobre o número de mortes por aborto no Brasil: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-grande-mentira-sobre-as-200-mil-mulheres-que-morreriam-em-decorrencia-do-aborto-pior-o-governo-brasileiro-ajuda-a-espalhar-a-falacia/

Aqui estão os dados mundiais sobre as mortes de aborto no Brasil:. http://www2.datasus.gov.br/DATASUS/index.php http://oglobo.globo.com/pais/ministro-da-saude-contesta-dados-da-onu-sobre-abortos-no-brasil-4019839 http://www.un.org/womenwatch/daw/cedaw/39sess.htm http://brasilsemaborto.wordpress.com/2012/02/19/os-incriveis-numeros-do-aborto-no-brasil/

Espero que eu tenha respondido a sua dúvida. Volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário