terça-feira, 14 de maio de 2013

Jornal O Globo divulga que a visita do Papa Francisco ao Brasil custará 118 milhões de reais do dinheiro público









Notícia
Segungo matéria do O Globo do dia 11, o governo brasileiro gastará 118 milhões de reais para trazer o Papa ao Brasil. Eu sei que esse papo de visita do Papa é desconfortável, mas vou ter que alertar que O Globo pode estar exagerando nos números apenas para cortar a pipa do Papa.

Na conta do Papa
Segundo o jornal, o governo federal gastará 62 milhões, sendo 30 milhões apenas para a segurança do religioso. O efetivo de segurança será de 10.700 homens armados até os dentes. A igreja vai colaborar com cerca de 2.000 seguranças, mais de 10% do efetivo. Já o município e o estado gastarão juntos 28 milhões.

Pão
Um dos gastos é para a distribuição de mais de 4 milhões de óstias. Quem dera os pães fossem multiplicados, pois economizaria muito dinheiro público.

Comento
Não sou católico, mas sou completamente favorável a visita do papa ao Brasil, uma país laico de maioria católica. O problema da visita é o gasto dos governos. Por que os meus impostos devem custear a visita do Papa? Já pensou se fosse a visita de um pastor ou de uma mãe-de-santo? Será que ninguém ia reclamar?

Escândalo
Situações como essa apenas dão munição para militantes ateístas agredirem a todas as religiões. Se um rabino ou um pastor faz algum evento, o Estado deve permitir, mas a segurança e a organização deve ficar com a religião dos clérigos. Reclamam tanto quando um pastor é pêgo roubando os fiéis dele, porém o que parece é que a visita do Papa acabará usando recursos até de quem não é seu fiel.

Justificativa
O problema é que o Papa também é Chefe de Estado do Vaticano, tendo o Brasil a obrigação de protegê-lo.

Proteção divina
Como pode o homem que se diz o sucessor de Pedro aceitar que mobilizem mais de 10 mil homens para sua proteção? Será que deus não basta para protegê-lo do mal? Do que as pessoas tem medo? O Papa por acaso teme a morte ou está preparado para morrer no seu ofício? Cadê a fé?

Investimento
A Jornada Mundial de 2011, na Espanha, arrecadou cerca de 300 milhões de euros para os cofres públicos espanhóis. O evento ainda tende a trazer mais turista que a Copa do Mundo e Olimpíadas juntos, cerca de 2 milhões. Logo, o investimento pode ser justificado.

Conclusão
O Papa Franciso, conhecido por sua humildade, não tem poder algum para desmobilizar a segurança do Estado a sua volta. O problema é os nossos políticos, que como sempre, adoram gastar dinheiro do povo, principalmente esses do Rio.

A Jornada, assim como a Copa e a Olimpíada, não trará nenhum tipo de benefícios ao cidadão comum, tampouco melhorará a infraestrutura da cidade. Infelizmente, essa gastança não ficará na conta do Papa, mas na conta do povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário